Sous Chef
O que é um sous chef?
O sous chef é o segundo chef e é responsável pela cozinha e pelo pessoal, supervisiona o trabalho dos seus colegas e reporta ao chefe executivo, também chamado chefe de cozinha.
Quando for necessário, o sous chef pode substitur aos cheffs de partie. Ele ou ela deve, portanto, ser capaz de executar todas as tarefas do chefe de cozinha quando ele ou ela está ausente, e assegurar que a cozinha funcione sem problemas.
O que faz um sous chef?
O sous chef trabalha em constante colaboração com o chef, e é o segundo em comando dentro da brigada de cozinha. Seguindo as instruções do chefe de cozinha, supervisiona as actividades do chefe de partie, dos sous chefs e outros membros da brigada, atribui tarefas e turnos e planeia os preparativos. Mantém as estações e linhas de trabalho controladas e assegura que os utensílios e maquinaria de cozinha essenciais para o sucesso dos pratos estão em bom estado de funcionamento.
Uma das tarefas mais importantes: assitir ao chef na criação e concepção dos menus (em colaboração com o maître d' e sommelier), respeitando o estilo e as políticas do restaurante.
Além disso, o sous chef é responsável por melhorar os pratos e propor novos pratos, recorrendo à sua criatividade culinária para conceber pratos que sejam refinados no paladar e esteticamente atraentes. O sous chef é competente em todos os aspectos do trabalho diário na cozinha, desde a preparação dos ingredientes até à cozedura, desde a preparação até à decoração: ele sabe cozinhar aperitivos, primeiros pratos, pratos principais, sobremesas. Participa activamente na preparação dos pratos, e apoia os outros cozinheiros na cozinha, especialmente durante as horas de ponta.
Ele assegura que todos os pratos que saem da cozinha são sempre preparados e servidos da melhor maneira possível, e está empenhado em fornecer um elevado padrão de qualidade e apresentação dos alimentos.
As suas funções variam a depender da cozinha onde trabalhem.
Quai são as funções de um sous chef?
As funções a desempenhar pelo recepcionista serão estabelecidas com base nas atividades diárias da empresa, mas as tarefas mais tipicas são:
- Supervisão do armazém: escolher fornecedores, encomendar matérias-primas e gerir o armazenamento dos stocks alimentares nas despensas e câmaras frigoríficas.
- Monitorização do desempenho da equipa: promovendo a melhoria contínua, mantendo uma comunicação eficaz dentro da equipa na cozinha e com o chefe de mesa, e trabalhando para resolver quaisquer problemas organizacionais ou de gestão que possam surgir.
- Formalizar as normas da empresa: além de coordenar o trabalho, o sous chef assegura que a brigada de cozinha trabalha de acordo com as normas da empresa (por exemplo, uniformes, métodos de serviço, etc.), e que as normas de higiene alimentar são respeitadas.
Qual e a formação necessária para trabalhar como sous chef?
Para se tornar um sous-chef é necessário ter um diploma ou qualificação em restauração, mas acima de tudo é importante ter já uma boa experiência numa cozinha profissional, no sector da restauração de nível médio-alto.
A experiência anterior no papel de chef de cozinha em contextos estruturados, com elevados padrões de serviço, permite adquirir as competências necessárias para assumir o cargo de sous-chef, e poder trabalhar com o chef executivo para gerir todos os aspectos da cozinha: criar menus, colaborar na preparação de receitas, organizar o trabalho da brigada, controlar os fornecimentos e escoltas, formar o pessoal, assegurar que todos os pratos da cozinha estejam bem preparados em termos de qualidade, sabor e aparência, para satisfazer as expectativas dos clientes.
Quais são as principais habilidades que um sous chef deve ter?
Descobrir as aptidões necessárias para executar com sucesso tarefas de recepcionista é a chave para saber se será bom nesta profissão. As competências principais e mais importantes são as seguintes:
- Capacidade de cozinhar, tempo e gestão de recursos
- Conhecimento dos métodos de preparação, cozedura e execução dos pratos
- Criatividade na utilização de ingredientes e na criação de novas receitas
- Flexibilidade para trabalhar em todas as linhas, conforme necessário
Capacidade de liderança e tomada de decisões - Boa comunicação e capacidades interpessoais
- Capacidade de identificar e resolver rapidamente problemas
- Capacidade de trabalhar sob pressão
- Trabalho de equipa
Onde um sous chef pode trabalhar?
O horário de trabalho de um sous chef está obviamente relacionado com os serviços prestados: trabalha normalmente a tempo inteiro com horas a tempo parcial (almoço/jantar) - de segunda a domingo com um dia de folga. Portanto, os turnos incluem também os feriados e fins de semana.
O trabalho pode ser exaustivo, porque requer estar de pé a maior parte do tempo num ambiente sujeito a fontes de calor, tais como incêndios, fornos e fogões.
O sous chef trabalha nas cozinhas de restaurantes, hotéis, navios de cruzeiro. São geralmente cozinhas de nível médio-alto, equipadas com brigadas estruturadas com muitos empregados, onde o tamanho e o número de refeições a servir requerem a presença de uma figura para apoiar o chefe de cozinha.
As ofertas de emprego para sous chefs também vêm de empresas que oferecem serviços de banquete: neste caso, o sous chef é responsável pelos buffets e catering para eventos.
Qual e o salário de um sous chef?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um recepcionista vária segundo diferentes fatores como: a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza e a experiência no área
As condições de emprego podem variar e dependerão da empresa onde as funções são desempenhadas.
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre 1000,00 € - 1.900,00 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.
Então pronto para trabalhar como sous chef?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!