Rider
Rider: O que é? O que faz? Formação? Salario?
O rider é uma pessoa que entrega alimentos de bicicleta ou scooter. Os riders trabalham para empresas de entrega de alimentos como a Delivero, Just Eat, Glovo, Uber eats ou directamente para restaurantes. São normalmente pagos por entrega ou por hora.
O que faz um rider?
O trabalho começa quando o rider recebe a ordem de entrega: uma notificação no smartphone ou no dispositivo da empresa vindo do centro de operações, ou directamente uma chamada do restaurante. O cavaleiro vai à pizzaria, fast food ou restaurante, recolhe a comida e coloca-a na mochila ou no frigorífico apropriado.
Agora, está pronto para levar o almoço ou jantar ao cliente final, que aguarda a entrega em casa ou no trabalho (por exemplo, no escritório). Dependendo do caso, o rider pode recolher os alimentos para uma única entrega ou para várias entregas numa única viagem. Ele identifica a melhor rota para chegar ao seu destino e levar a comida aos seus clientes o mais rapidamente possível.
Navegadores e aplicações com mapas integrados podem ser utilizados para optimizar rotas, mas para trabalhar como cavaleiro é importante ter já um bom conhecimento do bairro ou cidade onde a entrega tem lugar (atalhos, áreas de tráfego limitado, estradas movimentadas) e um bom sentido de direcção.
Além disso, o rider deve viajar com segurança e cautela para evitar que os recipientes de alimentos ou caixas de pizza não sejam danificados, ou abertos.
Os riders fazem principalmente entregas ocasionais, mas também há clientes que pedem entregas fixas ou programadas numa base semanal, ou diária (por exemplo, aqueles que normalmente almoçam no escritório podem utilizar este serviço).
Isto simplifica o trabalho do cavaleiro, que já conhece o destino e a forma rápida de lá chegar.
Uma vez no destino, o rider entra e entrega os alimentos ao cliente.
Pode também ter de gerir o pagamento, se a encomenda ainda não tiver sido paga online: o montante devido é cobrado e o resto é entregue ao cliente.
As tarefas principais são:
- Receber a ordem de entrega
- Recolher os alimentos e colocá-los na mochila ou no compartimento de bagagem
- Identificar a melhor rota
- Conduzir até ao endereço do cliente de bicicleta ou scooter
- Entregar a encomenda ao cliente
- Prestar assistência aos clientes em caso de erros de entrega
O que eu preciso para ser um Rider? Principais skills
Não há requisitos ou qualificações especiais para ser contratado como rider.
Geralmente, é suficiente ser maior de idade, ter uma bicicleta ou ciclomotor (o condutor da entrega raramente tem um veículo da empresa) e um smartphone.
Às vezes existem também requisitos técnicos relacionados com o modelo e sistema operativo do telemóvel, onde uma aplicação especial deve ser descarregada para gerir encomendas e entregas.
Se o serviço de entrega de alimentos for efectuado por scooter (ou, mais raramente, por carro), é também necessária uma licença de condução válida.
Algumas das principais empresas de distribuição de alimentos oferecem uma curta sessão de "on-boarding" para novos condutores, explicando como utilizar a aplicação e como reservar sessões de trabalho, e também fornecem equipamento de entrega e vestuário com o logótipo da empresa.
O "kit do rider" inclui, por exemplo, um capacete, suporte para telemóvel, casacos e mochilas térmicas feitas de material reflector de alta visibilidade para trabalhar em segurança quando se está fora da cidade.
As principais skills que um rider deve ter são:
- Conhecimento das ruas da cidade e do território onde são feitas as entregas
- Habilidades de orientação
- Boa memória para lembrar nomes de ruas e melhores rotas
- Conhecimento do Código da Estrada
- Boa comunicação e capacidades interpessoais
- Capacidade de trabalhar para os objectivos
- Competências de gestão do tempo
- Boa forma física e resistência
- Resistência ao stress
- Cordialidade e simpatia
- Pontualidade e dinamismo
Qual é o salário de um rider?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um rider vária segundo diferentes fatores como: a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza e as horas que rider trabalhe.
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre 850,00 € - 1.250,00 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.
Boas razões para trabalhar como rider
O mercado de entrega de alimentos está em constante expansão: receber almoços e jantares na sua casa é uma comodidade que é difícil de desistir portanto, há cada vez mais anúncios de emprego para cavaleiros e pessoal de entregas ao domicílio.
É um trabalho facilmente acessível e muito flexível, típico da chamada economia da internet: trabalha a pedido, não continuamente, ou seja, apenas quando há procura dos seus serviços ou aptidões. E é precisamente a flexibilidade e a possibilidade de ganhar dinheiro fácil com entregas de bicicletas pela cidade que são as principais razões pelas quais as pessoas se candidatam a um emprego como ciclistas.
Normalmente trabalha apenas algumas horas por dia, ou apenas aos fins-de-semana, dependendo da sua disponibilidade.
Muitos cavaleiros, por exemplo, são jovens e estudantes à procura de um "emprego" ou pessoas que precisam de um segundo emprego para complementar os seus rendimento.
Pronto para encontrar ofertas de emprego como rider?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!