Assistente de Recursos Humanos
O que é um assistente de recursos humanos?
Um assistente de recursos humanos ocupa uma posição administrativa no Departamento de Recursos Humanos, ou Talento. Ele ou ela actua como o braço direito da direcção de recursos humanos, trabalhando de perto com eles e ajudando-os nas suas funções.
No seu dia a dia, as suas tarefas consistem na gestão de dados e na preparação da folha de pagamentos, contabilidade das ausências, férias não remuneradas e todos os outros parâmetros que possam afectar a folha de pagamentos, bem como os contratos de trabalho e o processamento da segurança social.
O assistente de recursos humanos que trabalha sobre a direcção do director de recursos humanos, assegura não só a gestão do pessoal, mas também de todo o processo que se aplica ao recrutamento ou motivação de equipas. Deve assegurar o cumprimento da estratégia e da política geral da empresa onde trabalha. Um assistente pode trabalhar numa pequena, média ou grande empresa (pública ou privada), logo que essa organização tenha uma divisão de recursos humanos.
O que faz o assistente de recursos humanos?
O assistente de recursos humanos desempenha principalmente o papel de interlocutor entre o departamento de recursos humanos e o resto dos funcionários. Participa também na selecção de pessoal, ajudando o gestor de recursos humanos para novos recrutamentos.
Com o seu supervisor, ele ou ela elabora as ofertas de emprego juntamente com a descrição das funções, depois, ao receber as candidaturas, realiza uma classificação e prepara um calendário de entrevistas. Poderá mesmo ter total responsabilidade pelo recrutamento para posições não-governamentais.
Quai são as funções de um enfermeiro?
- Oferece informação de apoio aos processos: é responsável pelo processamento de formulários e outros documentos que servem de apoio a diferentes actividades da unidade de recursos humanos, tais como procedimentos de férias do pessoal, controlo de folha de horas, pagamentos de férias, etc
- Apoia os processos de recrutamento: fornece apoio em diferentes fases do processo de recrutamento. Embora não seja a pessoa que conduz a entrevista, é responsável por outras actividades que permitem a realização do processo, tais como contactar os candidatos seleccionados, elaborar os perfis das posições a contratar, etc.
- Assiste durante os processos de recrutamento: apoia ao longo do processo de recrutamento, principalmente em actividades de natureza administrativa, tais como a manutenção do registo dos candidatos, organização das rondas de entrevista, consolidação das actas de selecção de pessoal, etc.
- Elabora relatórios: este profissional é responsável pela preparação de vários relatórios que a unidade deve apresentar, tais como a consolidação das folhas de horas do pessoal, actas dos processos de selecção, memorandos para a contratação de consultorias, etc.
- Mantém o ficheiro do pessoal: as principais funções incluem geralmente a manutenção do dossier pessoal, tais como dossiers pessoais, processos de selecção, contratos, etc., em ordem e em dia.
Qual e a formação necessária para trabalhar assistente de recursos humanos?
As universidades oferecem estudos específicos nesta área. No entanto, também é possível trabalhar neste campo se tiver uma licenciatura num campo relacionado. Aqui está uma breve lista dos graus mais frequentemente solicitados para posições de recursos humanos:
- Recursos humanos
- Administração de empresas
- Psicologia
- Advogacia
Quais são as principais habilidades que um enfermeiro deve ter?
- Qualidades pessoais ou soft skills: como assistente de recursos humanos, tem muitas vezes de realizar diferentes trabalhos. Deve demonstrar método, rigor, organização e versatilidade na execução das suas tarefas. A natureza confidencial dos documentos que processa também exige que aja com a máxima discrição. O seu papel de mediador entre gestores e pessoal requer uma certa facilidade relacional, um excelente sentido de escuta e grande capacidade de negociação.
Estas qualidades são necessárias num profissional que, por acaso, é o interlocutor entre os empregados e a empresa. Como mediador, o Assistente de Recursos Humanos deve ser diplomático e não deve ter dificuldade em comunicar, demonstrando grande adaptabilidade.
Esta última faculdade é necessária para poder adaptar-se facilmente não só às diferentes tarefas que lhe são atribuídas, mas também aos seus vários interlocutores e a todas as situações.
-
Qualidades técnicas: o assistente de recursos humanos deve ter um bom conhecimento do direito do trabalho, a fim de lidar com os problemas individuais e colectivos dos trabalhadores. Deve também ter conhecimentos em contabilidade e análise financeira, a fim de dominar a gestão dos salários.
Como braço direito do gestor de RH, o gestor de RH deve ter um conhecimento profundo de todas as profissões da empresa. Do ponto de vista tecnológico, o assistente deve dominar a gestão de recursos humanos e o planeamento do emprego e das competências, bem como as tecnologias da comunicação e da informação.
Qual e o salário de um assistente de recursos humanos?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um assistente de recursos humanos segundo diferentes fatores como: tempo trabalhado, especialidade, experiencia e horas trabalhadas.
A estimação calculada segundo os dados de JOBATUS, fica entre 500 € - 1250 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.
Olha as vagas para trabalhar como assistente de recursos humanos em Portugal.
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!