Gerente de recursos humanos

Gerente de Recursos Humanos: O que é? O que faz? Formação? Salário?

O gerente de recursos humanos é o profissional responsável pelos recursos humanos: ele é responsável pela gestão, seleção, treino e desenvolvimento do pessoal da empresa, reportando-se ao diretor de recursos humanos ou diretamente à gerência da empresa.

É uma função muito complexa, que inclui várias responsabilidades.

O que deve fazer um gerente de recursos humanos?

Em primeiro lugar, temos o processo de recrutamento e seleção. O gerente de RH lida com a alta administração da empresa (CEOs, diretores e gerentes seniores) para definir as necessidades de desenvolvimento da empresa e a necessidade de novos funcionários.

Ele ou ela é então responsável pelo recrutamento, seja pessoalmente ou confiando o processo de recrutamento a recrutadores: elaboração e publicação de ofertas de emprego, filtragem de currículos, centro de avaliação e entrevistas de emprego.

O gerente de recursos humanos tem então um papel central na negociação dos aspectos contratuais do recrutamento, incluindo o aspecto financeiro: ele deve assegurar que o candidato receba um salário que o satisfaça, sem exceder limites de orçamento pré-definidos.

O gerente de recursos humanos é então responsável pela gestão de recursos humanos, em coordenação com o pessoal administrativo e utilizando software especializado (como SAP): por exemplo, ele gerencia o desenvolvimento da carreira e as políticas de compensação (aumentos salariais, classificação, bónus, benefícios...), procedimentos de renúncia e despedimento e trata das relações sindicais.

Ele ou ela  elabora então o plano de desenvolvimento do pessoal para fortalecer as habilidades dos recursos e gerência as atividades de treinamento e educação. Ele/ela fornece ferramentas para supervisão e avaliação do pessoal, monitorando o desempenho e o nível de satisfação dos funcionários da empresa.

Quando for necessário, planear ações para melhorar o desempenho individual e coletivo, eles são os encarregados de inventar um processo novo.

O gerente de recursos humanos tem um papel ativo no envolvimento dos funcionários na cultura corporativa. É precisamente a cultura corporativa que se tornou um elemento central graças ao qual uma empresa atrai pessoal qualificado e limita a rotatividade de pessoal, ao mesmo tempo em que aumenta o nível de retenção de funcionários, ou seja, a capacidade de reter funcionários temporalmente.

Portanto, as tarefas do gerente de recursos humanos incluem o desenvolvimento de uma política que reflita a visão, missão e valores da empresa, a imagem de marca do empregador e a implementação de estratégias para aumentar o sentimento de pertencer ao nível de satisfação profissional e pessoal dos funcionários.

Finalmente, um gerente de Recursos Humanos é responsável por promover boas práticas de gestão de capital humano e apoiar os caminhos de mudança na organização empresarial (gestão da mudança), em linha com as estratégias e tendências de crescimento e desenvolvimento empresarial no mundo do trabalho.

Dependendo do tamanho da empresa, o gerente de recursos humanos pode estar encarregado de toda a gestão de pessoal, possivelmente utilizando consultores externos, tais como recrutadores e consultores de emprego, ou coordenar outro pessoal de recursos humanos e seguir apenas certas atividades diretamente, tais como avaliação de desempenho ou o desenvolvimento de programas de treino e atualização.

As tarefas principais do gerente de recursos humanos são:

  • Gerindo o processo de recrutamento e seleção
  • Gestão dos aspectos administrativos e fiscais relacionados a Recursos Humanos
  • Atividades de planeamento relacionadas ao treino e desenvolvimento de pessoal
  • Avaliar o desempenho dos funcionários
  • Estabelecer modelos e procedimentos para definir/melhorar papéis e organização empresarial
  • Promover a cultura da empresa e o senso de pertença dos funcionários
  • Melhorar o compromisso e a satisfação do capital humano
  • Gerir e desenvolver a função de recursos humanos conforme à estratégia corporativa

 

Como tornar-se um gerente de recursos humanos? Formação e requisitos.

No entanto, para além da formação universitária e/ou cursos especializados em organização de pessoal, as ofertas de emprego exigem uma sólida experiência em gestão de recursos humanos, adquirida em contextos estruturados: por exemplo, no gabinete de recursos humanos de empresas de média/grande dimensão ou em empresas de consultoria de recursos humanos.

As principais comptetências exigidas são:

  • Conhecimento das técnicas de avaliação do pessoal e dos processos de gestão do desempenho
  • Competência na gestão dos sistemas de remuneração e de incentivos
  • Conhecimento do direito do trabalho e dos contratos de trabalho
  • Capacidade de planear a formação e os processos de desenvolvimento do pessoal
  • Excelentes capacidades interpessoais, capacidade de escuta e de mediação
  • Capacidade de organização e tomada de decisões
  • Pronto para trabalhar em equipa
  • Capacidade de resolução de problemas
  • Adaptabilidade e flexibilidade

Qual é o salário de um gerente de recursos humanos?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um gerente de recursos humanos vária segundo diferentes fatores como: a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, e a experiencia.

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre  700,00 € - 3500,00 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas semanais.

boas razões para trabalhar como gerente de recursos humanos:

A profissão de gerente de recursos humanos é adequada para pessoas com fortes capacidades organizacionais e uma predisposição para relações interpessoais.

De facto, é um trabalho que requer uma interacção constante com o pessoal da empresa, a todos os níveis: desde a gestão da empresa até à gestão de recursos humanos.

É uma função dinâmica, que requer uma grande predisposição para a mudança e flexibilidade no desempenho das suas funções, para organizar, avaliar, planear, recompensar e encorajar, mas também para evitar maus humores entre os empregados.

Além disso, o gerente de recursos humanos é uma posição bem remunerada e responsável, porque a gestão de recursos humanos é uma função estratégica para o sucesso de uma empresa.

Pronto para encontrar ofertas de emprego como gerente de recursos humanos?

 

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Gerente de recursos humanos

Li e aceito os termos e condições.