Enfermeiro especialista em saúde materna
O que é um enfermeiro especialista em saúde materna?
Os enfermeiros em saude materna também conhecido com o nome profissional de Obstetriz ou "parteiras" de agora em diatnte dão à luz e prestam aconselhamento pré e pós-natal, cuidados e apoio às mulheres, aos seus bebés, aos seus parceiros e às suas famílias.
As parteiras precisam da capacidade de lidar com situações emocionalmente carregadas como parte do seu trabalho diário.
As parteiras apoiam as mulheres e as suas famílias durante a gravidez e o parto e no período imediatamente a seguir ao nascimento. Trabalham em diversos locais, tais como hospitais, unidades de maternidade dirigidas por parteiras e casas de grávidas, e fazem parte de uma equipa de profissionais e pessoal médico, incluindo médicos, assistentes sociais, enfermeiros neonatais e visitantes de saúde. Podem ser assistidos por trabalhadores de apoio à maternidade e ser responsáveis pela sua supervisão.
O que faz um enfermeiro especialista em saúde materna?
A nível físico, monitoriza a gravidez, aconselha sobre hábitos saudáveis, fornece informações sobre testes pré-natais, monitoriza o estado fetal, avalia factores de risco e detecção antecipada de problemas. Se o parto não for arriscado, a parteira ajudará a mulher durante o período de dilatação e expulsão, e vigiará o bem-estar fetal.
Durante o período pós-parto, a parteira continua a desempenhar um papel fundamental, uma vez que não só é responsável pelo estado de saúde da mãe ou pelo controlo da episiotomia ou dos pontos de cesariana, se necessário, mas também ajuda e aconselha sobre questões de aleitamento materno.
E como se tudo isto não fosse suficiente, a parteira também desempenha um papel muito importante nos cuidados emocionais da mãe, tanto durante como após a gravidez. Não surpreendentemente, em países como a Inglaterra, a parteira é responsável pela realização de um controlo mental da mulher após o parto, a fim de detectar precocemente quaisquer sinais de depressão pós-parto ou perturbações mentais semelhantes.
Quai são as funções de um enfermeiro especialista em saúde materna?
Estas são algumas das funções principais:
- Vigiar e vigiar mulheres grávidas
- Avaliar os requisitos de cuidados e escrever planos de cuidados
- Cuidados pré-natais em hospitais, lares e consultórios médicos
- Fornecer informação, apoio emocional e tranquilidade às mulheres e aos seus parceiros
- Recolha de amostras de doentes, pulsos, temperaturas e pressões sanguíneas
- Cuidar e assistir às mulheres no trabalho
- Monitorização e administração de medicamentos, injecções e infusões intravenosas durante o parto
- Vigilância do feto durante o parto
- Aconselhamento e apoio aos pais no cuidado diário dos seus recém-nascidos
- Ajudar os pais a lidar com o aborto, interrupção da gravidez, nado-morto e morte neonatal
- Minutas de redacção
- Aulas de parteira
- Identificação de gravidezes de alto risco.
Qual e a formação necessária para trabalhar como parteira?
É importante saber o que é necessário estudar para se tornar parteira, mas também as oportunidades profissionais que podemos ter com os estudos para parteiras disponíveis hoje em dia. Por exemplo, poderemos estar encarregados de ajudar as mulheres em todas as fases da gravidez. Da mesma forma, poderemos também oferecer conselhos sobre como se preparar para o parto, para que também se sintam mais seguros, confiantes e melhor preparados para ele.
Ocasionalmente, podemos também tomar conta da mãe e do bebé durante ou logo após o nascimento. Por tudo isto, podemos estudar para nos tornarmos parteiras, o que nos levará a realizar a nossa actividade profissional no sistema de saúde pública. Mas o que temos de estudar para nos tornarmos parteiras se quisermos escolher o nosso trabalho? A resposta a esta pergunta é complicada, uma vez que o sistema de saúde permite-lhe escolher o seu destino, dependendo dos pontos obtidos e das vagas que ainda não foram preenchidas.
No entanto, o que temos de deixar claro é que o primeiro passo é a graduação em Enfermagem. Este grau é necessário para obter uma posição de parteira. Depois de o estudante atingir o grau universitário, podemos iniciar a especialização na nossa área desejada de enfermagem.
Para estes cuidados específicos de obstetrícia, precisamos de obter um diploma oficial e de passar nos exames anuais competitivos de enfermagem. Estes são o prelúdio para o acesso a locais de formação especializada. Neste caso, será enfermagem obstétrico-ginecológica (geralmente: obstetrícia).
Quais são as principais habilidades que um enfermeiro especialista em saúde materna deve ter?
- Capacidade de lidar com situações emocionalmente carregadas
- Excelentes capacidades de trabalho em equipa
- Fortes capacidades interpessoais e de comunicação
- Fortes capacidades de observação
- Interesse no processo de gravidez e parto
- Flexível e adaptável
- Capaz de trabalhar com pessoas de diferentes origens
- Capaz de seguir instruções e procedimentos
- Cuidados e atenção ao paciente
Onde um enfermeiro especialista em saúde materna pode trabalhar?
A concorrência pelo emprego pode ser dura. Os empregos são geralmente anunciados por conselhos de emprego e jornais locais, regionais e nacionais (online ou impressos), bem como por agências de emprego especializadas.
Alguns dos serviços que poderá prestar e onde poderá trabalhar são
- Prática geral
- Hospitais privados
- Práticas independentes
- Hospitais públicos
Qual e o salário de um enfermeiro especialista em saúde materna?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um vigilante de limpeza vária segundo diferentes fatores como: donde o empregado trabalhe, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, a experiência do empregado e as horas que trabalhe.
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre 850,00 € - 2.500,00 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.
Então pronto para trabalhar como enfermeiro em saude materna?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!