Empregado de Biblioteca
O que é um empregado de biblioteca?
Os empregados de biblioteca são responsáveis pela aquisição, organização, gestão e distribuição dos recursos da biblioteca, e por assegurar que a provisão da biblioteca satisfaz as necessidades de todos os utilizadores da biblioteca.
Como os empregados de biblioteca são responsáveis pela prestação de apoio aos departamentos académicos, as vagas de emprego podem exigir um diploma que seja relevante para uma determinada área temática.
O que faz um empregado de biblioteca?
Os bibliotecários seleccionam recursos de informação, organizam-nos e ensinam as pessoas a utilizá-los eficazmente. Muitos trabalham com o público, enquanto outros estão nos bastidores no apoio técnico ou na gestão.
Embora os bibliotecários, também chamados profissionais da informação, tenham tradicionalmente trabalhado com recursos impressos, acompanharam a evolução tecnológica e incorporaram recursos electrónicos, tais como bases de dados e livros electrónicos em linha.
A biblioteconomia académica é um papel centrado nas pessoas, exigindo que os indivíduos administrem os recursos de aprendizagem tendo em mente as necessidades dos utilizadores da biblioteca. Os deveres variam consideravelmente dependendo do tamanho da biblioteca.
Quai são as funções de um empregado de bilbioteca?
As funções a desempenhar pelo recepcionista serão estabelecidas com base nas atividades diárias da empresa, mas as tarefas mais tipicas são:
- Eleição, desenvolvimento, catalogação e classificação dos recursos da biblioteca
- Respondendo às perguntas dos leitores
- Utilizando sistemas de biblioteca e aplicações informáticas especializadas
- Gestão de pessoal, incluindo funções de recrutamento, formação e/ou supervisão
- Ligação com pessoal académico departamental, organizações externas e fornecedores
- Assegurar que os serviços da biblioteca satisfazem as necessidades de determinados grupos de utilizadores (por exemplo, pessoal, estudantes pós-graduados, estudantes deficientes).
Gestão de orçamentos e recursos - Apoio à investigação e aprendizagem independentes
- Desenvolvimento de instalações informáticas
- Ajudar os leitores a utilizar equipamento informático, realizar pesquisas bibliográficas, etc
- Promoção dos recursos da biblioteca para os utilizadores
Qual e a formação necessária para trabalhar como empregado de biblioteca?
O nome do diploma universitário para se tornar bibliotecário mudou nos últimos tempos. Há alguns anos, o diploma chamava-se Biblioteconomia e era considerado um diploma de bacharelato. Posteriormente, tornou-se o grau de Licenciatura em Documentação. Actualmente, o grau correspondente é o Bacharelato em Informação e Documentação, que pode ser obtido presencialmente ou por ensino à distância.
Outra opção é estudar uma licenciatura ligada ao mundo da documentação (Jornalismo, Filologia, História, etc.) e mais tarde completar a sua formação com um mestrado especializado. No entanto, deve ter em conta os requisitos de entrada para cada posto. Em alguns casos, um Bacharelato em Documentação pode ser essencial, enquanto noutros, a multidisciplinaridade é valorizada.
Primeiro, ter em mente que este é um sector com possibilidades muito diversas. De facto, a emergência do mundo digital abre um horizonte de novos desafios para estes profissionais: como gerir e arquivar a informação digital, como lidar e prever os riscos de segurança? Como se pode ver, o mundo da documentação está a evoluir sem perder o seu legado tradicional.
Quais são as principais habilidades que um empregado de biblioteca deve ter?
Os empregadores procuram indivíduos confiantes com excelentes capacidades organizacionais e interpessoais. Outras competências-chave incluem:
- Fortes conhecimentos informáticos e familiaridade com a utilização de bases de dados e da Internet
- Trabalho de equipa e capacidades de gestão
- Avaliação dos recursos da biblioteca e das necessidades dos utilizadores
- Apresentação e capacidade de comunicação verbal
- Conhecimento ou experiência específica num determinado papel, por exemplo, recursos TIC ou ordenação de recursos
Onde um empregado de biblioteca pode trabalhar?
O auto-emprego é raro; contudo, os destacamentos para diferentes instituições e contratos a prazo estão a tornar-se cada vez mais comuns. A flexibilidade em relação à localização geográfica pode ser útil para a progressão na carreira.
Os empregos mais típicos são:
- Universidades e os seus departamentos académico
- Institutos de investigação
- Bibliotecas públicas
- Universidades de ensino superior
- Sociedades profissionais e científicas
- Departamentos especializados dentro do governo, hospitais e grandes empresas profissionais
Qual e o salário de um empregado de biblioteca?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um recepcionista vária segundo diferentes fatores como: a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza e a experiência no área.
As condições de emprego podem variar e dependerão da empresa onde as funções são desempenhadas.
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre 660,00 € - 1.250,00 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.
Então pronto para trabalhar como empregado de biblioteca?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!