Educador de infância
O que é um educador de infância?
Os educadores de infância cuidam de crianças entre os 0 e 6 anos de idade, principalmente no segundo ciclo desta fase educacional (entre os 3 e 6 anos de idade). As suas funções e competências cobrem diferentes aspectos relacionados com o desenvolvimento holístico das crianças, incluindo questões físicas, intelectuais, emocionais, comunicativas e sociais.
O que faz um educador de infância?
É necessário adquirir uma série de funções e competências que cubram diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.
A vocação destes professores consiste no compromisso de trabalhar as capacidades de aprendizagem de cada criança de forma individualizada, a fim de lançar as bases para o desenvolvimento das suas capacidades físicas e motoras, afectivas, comunicativas, sociais e cognitivas.
Esta tarefa é realizada através de uma série de jogos educativos estruturais que devem ser adaptados às necessidades de cada criança e a cada fase da sua aprendizagem. Por conseguinte, é importante que os educadores da primeira infância tenham uma série de competências e aptidões específicas para preparar estas actividades e promover o desenvolvimento correcto de cada criança na sua primeira fase de aprendizagem.
Quai são as funções de um educador de infância?
Ser educador de infância é uma bela vocação, mas também pode ser uma vocação muito exigente, uma vez que implica uma grande responsabilidade. É por isso que é necessário ter a formação certa e as ferramentas certas para realizar este trabalho. Além disso, o perfil de um professor da primeira infância deve basear-se numa atitude respeitosa, observadora e activa, capaz de orientar e acompanhar o desenvolvimento pessoal e intelectual de cada criança, prestando especial atenção às suas necessidades individuais.
Particularmente durante o primeiro ciclo de educação infantil, dos 0 aos 3 anos de idade, o seu trabalho irá concentrar-se mais no desenvolvimento emocional e físico do que na aquisição de conhecimentos, que será o objectivo do segundo ciclo. Esta aprendizagem deve ser ensinada através de dinâmicas interactivas, respeitando o ritmo de cada criança.
As suas principais funções são:
- Organizar a sala de aula e os materiais para facilitar o desenvolvimento das actividades da forma mais segura possível.
- Organizar a calendarização das actividades, adaptando-se aos diferentes ritmos e graus de atenção dos alunos, alternando o movimento com actividades mais calmas.
- Preparar o material didáctico para organizar o funcionamento quotidiano das aulas. Procurar e adaptar recursos complementares.
- Observar o desenvolvimento e a forma como cada criança se relaciona com o ambiente, a fim de conhecer as suas capacidades individuais e detectar possíveis problemas, e de informar periodicamente as famílias sobre a sua evolução.
- Ensinar a importância da higiene pessoal e pôr em prática a autonomia das crianças, aprendendo a identificar e gerir as suas emoções.
- Implementar iniciativas que incentivem o trabalho em equipa, a colaboração e o respeito pelos outros.
Qual e a formação necessária para trabalhar como um educador de infância?
Para seguir a carreira de educador de infância em Portugal, é necessário concluir um programa específico de ensino superior. Conclusão de uma licenciatura de 3 anos do ensino básico e de um mestrado nas seguintes especialidades:
- Educação Pré-escolar (com duração de um ano e meio)
- Ensino do 1º CEB (com duração de um ano e meio)
- Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (com duração de três anos)
Quais são as principais habilidades que um educador de infância deve ter?
- Ter formação específica em educação infantil
- Ter a capacidade de encorajar, motivar e inspirar as crianças
- Ter paciência, tacto e tolerância
- Ter muita energia, entusiasmo e dedicação
- Seja um bom ouvinte e observador
- Ser capaz de se expressar claramente oralmente e por escrito
- Ser capaz de manter a disciplina
- Ser capaz de organizar e planear
- Possuir capacidades criativas e práticas para encontrar actividades que interessem as crianças e estimulem a sua aprendizagem
Onde um consultor pode trabalhar?
A maioria dos consultores de gestão são empregados por empresas internacionais de consultoria, empresas de serviços profissionais ou secções estratégicas de organizações financeiras, tais como contabilistas. As empresas de consultoria podem variar desde consultores generalistas que oferecem uma vasta gama de serviços, até consultores especializados em diferentes áreas de negócio, tais como estratégia ou TI. Os consultores são contratados por organizações de todos os sectores que procuram ajuda e aconselhamento sobre problemas empresariais.
Qual e o salário de um educador de infancia?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de enfermeiro segundo diferentes fatores como: tempo trabalhado, especialidade, experiencia e turmas de trabalhadas.
A estimação calculada segundo os dados de JOBATUS, fica entre 670 € - 1850 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.
Olha as vagas para trabalhar como educador de infância em Portugal.
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!