Detective

O que é um detective?

O detective ou investigador privado é um profissional que recolhe informações e provas em nome dos seus clientes, a fim de acompanhar e resolver casos de diferentes tipos: pessoais, financeiros ou jurídicos.

Os serviços oferecidos por um investigador privado são muito variados: ele pode investigar o passado de uma pessoa, por exemplo, verificando que não há condenações ou que a informação apresentada no curriculum vitae é verdadeira, ele pode procurar pessoas desaparecidas, localizar bens perdidos ou roubados, investigar casos de cibercrime e de cibersegurança, fraude de seguros, roubo cometido pelo pessoal ou abuso de contas gastas por empregados da empresa, investigar espionagem industrial, mas também infidelidade conjugal, uso de drogas e muitos outros casos.

O que faz um detective?

Uma das principais tarefas do investigador é recolher informação: existem duas fontes principais de informação útil, documentos e pessoas. No que diz respeito a documentos, os arquivos podem ser pesquisados por documentos notariais, judiciais, administrativos ou outros, bem como por pistas e informação em jornais, revistas e revistas relevantes para o caso, mas também em cartas, diários, e-mails, chats, perfis sociais e actividades web de vários tipos.

A investigação pode ser realizada tanto em papel como em documentos digitais, pelo que o investigador privado deve conhecer as melhores técnicas a utilizar em ambos os contextos.

As pessoas são outra fonte de informação extremamente importante. Por conseguinte, o investigador privado passa muito tempo a falar com todos os envolvidos no caso em questão, que podem estar na posse de informações úteis ou dar indicações relevantes.

Neste caso é essencial que o investigador privado tenha excelentes capacidades de comunicação: ele ou ela deve ser capaz de se relacionar com qualquer pessoa, para que as pessoas com quem interage forneçam a informação de que necessita, conscientemente ou não.

Quai são as tarefas de um detective?

Estas são algumas das tarefas de um detective:

  • Recolha de informação, provas, pistas e pistas
  • Realizar pesquisas de documentos em papel e digitais
  • Realizar entrevistas para obter informações
  • Monitorizar o comportamento dos suspeitos sem ser notado
  • Analisar a informação em seu poder para resolver casos
  • Documente as suas actividades, as informações recolhidas e os resultados obtidos

 

Qual e a formação necessária para trabalhar como detective?

Não há formação básica para se tornar um investigador privado: para obter uma posição de nível básico pode precisar apenas de um diploma avançado, mas é útil ter uma formação académica.

Dependendo das áreas em que o detective estiver envolvido, poderá ser necessária uma licenciatura em direito, economia e finanças (para investigar casos de negócios ou fraude financeira), ou uma licenciatura em ciências informáticas (para crimes relacionados com a ciber-segurança).

Há também cursos para investigadores privados: tratam de noções básicas para a profissão, tais como elementos do direito civil e penal, leis de privacidade, ferramentas e práticas para encontrar documentos em papel e electrónicos, técnicas e metodologias de investigação, métodos de interrogatório e elaboração de relatórios, autodefesa, técnicas e ferramentas de espionagem, etc.

Além disso, podem ser obtidas certificações específicas para demonstrar um maior profissionalismo e competências aos empregadores e clientes.

Dependendo das ofertas de emprego, outros requisitos poderiam ser uma carta de condução, a fim de assegurar a autonomia necessária em caso de viagens longas, ou uma carta de porte de arma válida para a utilização de armas de fogo.

Quais são as principais habilidades que um detective deve ter?

  • Fisicamente apto
  • Excelente capacidade de observação
  • Proficiência em técnicas de investigação
  • Conhecimento dos elementos da psicologia
    Experiência em espionagem e contra-espionagem com apoio tecnológico
  • Conhecimento dos aspectos jurídicos da profissão
  • Literacia informática
  • Capacidade analítica
  • Comunicação e competências interpessoais
  • Paciência e perseverança
  • Discrição

Onde um detective pode trabalhar?

Um detective privado começa normalmente a sua carreira entrando numa agência estabelecida, para aprender os truques do ofício e os segredos do ofício através do acompanhamento de profissionais mais experientes.

Tendo adquirido a experiência adequada, alguns decidem abrir a sua própria agência de detectives para tratar de actividades de investigação de forma independente.

Muitos investigadores privados também tendem a especializar-se num tipo particular de investigação para fornecer um serviço mais profissional.

Há aqueles que se tornam investigadores de seguros (especializados em fraude de seguros) ou investigadores financeiros (especializados na recolha de informação financeira sobre grandes transacções suspeitas), investigadores informáticos (especializados em investigações e avaliações informáticas), investigadores empresariais (especializados em serviços de investigação empresarial) ou investigadores jurídicos (especializados na prestação de apoio a advogados e escritórios de advogados).

Qual e o salário de um detective?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um vigilante de limpeza vária segundo diferentes fatores como: os clientes que ele tiver, os casos que tiver abertos, os meios que utiliza e a experiência do detective

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre  725,00 € - 2.950,00 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.

A variedade e flexibilidade do trabalho de detective privado são algumas das principais razões para prosseguir esta carreira. Trabalha de forma independente, tirando o máximo partido das suas capacidades e seguindo a sua intuição na condução de investigações.

Cada novo caso que é resolvido é um desafio às capacidades de investigação do investigador privado: quando a solução é alcançada, a satisfação profissional e pessoal é garantida.

Além disso, o investigador privado desempenha um papel fundamental na exposição de fraudes e comportamentos ilegais em muitos sectores económicos: por exemplo, concorrência desleal, sabotagem cibernética, roubo de informações e dados estratégicos de empresas, e burlas contra companhias de seguros.

Então pronto para trabalhar como detective?

 Emprego de Detective

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Detective

Li e aceito os termos e condições.