Consultor
O que é um consultor?
O consultor tem a característica de ser um perito numa área. Por exemplo, os serviços de contabilidade poderiam ser considerados serviços de consultoria contabilística, uma vez que a empresa pode não ter profissionais com os conhecimentos necessários para produzir balanços, demonstrações financeiras ou declarações de rendimentos.
Da mesma forma, um advogado presta consultoria jurídica quando a empresa é confrontada com um processo judicial, ou precisa de tomar medidas que exijam representação legal.
O aspecto comum destes serviços e de todos aqueles chamados "consultoria" é que eles são executados por profissionais externos à empresa. Não fazem parte do organigrama, nem têm uma relação contratual permanente, mas oferecem um serviço para resolver algo específico e dentro de um período de tempo específico.
O que faz um consultor?
Os consultores prestam assessoria e conhecimentos especializados a organizações para as ajudar a melhorar o seu desempenho empresarial em termos de operações, rentabilidade, gestão, estrutura e estratégia. Embora a carga de trabalho possa ser pesada, a consultoria é uma profissão sociável com muitas oportunidades de trabalho em rede. O trabalho estende-se por diversas áreas, incluindo gestão, estratégia, TI, finanças, marketing, RH e gestão da cadeia de fornecimento.
Quai são as modalidades de consultoria que podemos encontrar?
Profissionais de várias áreas podem trabalhar em consultoria, é simplesmente uma questão de escolher um tópico que dominam e encontrar um público interessado no que oferecem. Contudo, há alguns ramos em que é mais comum encontrar consultores e pessoas interessadas neste serviço, que são os exemplos que apresentaremos a seguir.
- Consultor de vendas: esta categoria de consultor é geralmente contratado para ajudar a aumentar o volume de negócios e optimizar os processos de venda de uma empresa ou empreendimento.
A contratação pode ocorrer porque a equipa não alcança os resultados esperados, a empresa quer implementar uma nova forma de abordar o cliente ou porque precisa de colher frutos mais expressivos num curto tempo.
Existe também a possibilidade de um empresário contratar um consultor de vendas para ajudar no processo de compreensão do mercado, prospecção de clientes e divulgação de produtos. No arranque do próprio negócio, pode ser difícil contratar uma pessoa apenas para esta função, tornando o consultor uma opção vantajosa para os empresários.
- Consultor de marketing: se já é difícil para os utilizadores manter-se a par das inúmeras inovações tecnológicas, imagine para as empresas, que precisam de planear em pormenor todas as acções de marketing realizadas.
O consultor de marketing é aquele que pode ajudar o seu cliente a identificar melhor o perfil da sua audiência, desenhar as melhores estratégias para se destacar no mercado e impulsionar as vendas. Este consultor trabalha em planos de construção para aumentar o alcance do público, estudando o concurso, sugerindo o conteúdo ideal e os canais de comunicação para cada acção.
- Consultor financeiro: consultor financeiro é o profissional preparado para ajudar ao cliente a gerir o dinheiro de uma forma mais saudável, quer se trate de um indivíduo ou de uma empresa.
O consultor financeiro trabalha ajudando o cliente a controlar as finanças, escolher e fazer investimentos, recuperar de problemas financeiros, entre outras questões que envolvem a gestão de dinheiro. A razão de um fracasso empresarial nem sempre é uma pessoa com dívidas ou falta de dinheiro. Muitas vezes o problema é a falta de conhecimento sobre o assunto, dificuldades em ajustar as receitas/receitas às despesas ou falta de compreensão das flutuações do mercado no caso das empresas.
- Consultor de gestão empresarial: muitas empresas utilizam um consultor subcontratado para ajudar a melhorar os seus processos internos. Isto não se deve a uma falta de confiança na sua própria equipa, mas sim à necessidade de uma visão externa, alguém que seja capaz de lidar com uma situação atípica e específica. Um bom consultor de gestão consegue ver o que nem sempre é visto pelos empregados, uma vez que estes estão demasiado envolvidos na rotina e noutras exigências do trabalho.
- Consultor de Recursos Humanos: área dos recursos humanos tem ganho cada vez mais visibilidade no mundo empresarial. No entanto, nem todas as empresas possuem os conhecimentos necessários para implementar os melhores processos de formação, desenvolvimento e gestão de pessoas. Nesses casos, o consultor assume a responsabilidade de contribuir para a realização dos objectivos organizacionais. Este tipo de consultor deve ajudar na implementação de procedimentos mais assertivos, para que os profissionais sejam devidamente formados e motivados para produzir os resultados esperados pela organização.
Quai são as funcões de um consultor?
Os projectos em que está envolvido e as tarefas que lhe são atribuídas dependem da área em que está a trabalhar, mas as responsabilidades gerais incluem:
- Realização de pesquisas, inquéritos e entrevistas para melhor compreender o negócio
- Análise de estatísticas
- Detectar problemas e investigar formas de os resolver
- Avaliar as vantagens e desvantagens de possíveis estratégias
- Fazer recomendações de melhoramento, utilizar modelos informáticos para os testar e apresentar os resultados ao cliente
- Implementação de soluções acordadas
- Desenvolvimento e implementação de novos procedimentos ou formação.
Qual e a formação necessária para trabalhar como um consultor?
Ao escolher os seus estudos, deve optar pelo ramo económico se quiser trabalhar como consultor empresarial. Os consultores recolhem todo o tipo de informação dos seus clientes e analisam-na com uma perspectiva económica para construir as suas estratégias.
Por conseguinte, o que tem de estudar para se tornar um consultor estratégico pode ser encontrado em qualquer universidade económica. Aqueles que trabalham como consultores têm licenciaturas em economia, negócios, administração, gestão, comunicação, TI e contabilidade.
Para se especializar no mundo da consultoria, é necessário estudar um curso de pós-graduação. Para além de lhe dar os conhecimentos necessários, irá ajudá-lo a desenvolver competências de liderança e capacidades analíticas, que são muito necessárias neste sector.
Pode ter acesso a diferentes cursos relacionados com consultoria que irão alargar os seus conhecimentos e dar-lhe um perfil mais competente. Alguns deles podem estar na contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos ou organização.
Outra opção é oferecida por empresas de consultoria. Eles podem contratá-lo e treiná-lo por conta própria através de workshops e de um mentor. No entanto, esta opção não está aberta a todos, deve ser previamente formado como consultor júnior e mostrar as suas competências como consultor.
Quais são as principais habilidades que um consultor deve ter?
- Sensibilização comercial
- Bons conhecimentos de numeracia
- Atenção aos detalhes
- Competências analíticas
- Excelentes capacidades interpessoais
- Competências tácticas e persuasivas
- Capacidade de trabalho em equipa
- Competências informáticas
- Boa capacidade de comunicação oral e escrita
- Auto-motivação
Onde um consultor pode trabalhar?
A maioria dos consultores de gestão são empregados por empresas internacionais de consultoria, empresas de serviços profissionais ou secções estratégicas de organizações financeiras, tais como contabilistas. As empresas de consultoria podem variar desde consultores generalistas que oferecem uma vasta gama de serviços, até consultores especializados em diferentes áreas de negócio, tais como estratégia ou TI. Os consultores são contratados por organizações de todos os sectores que procuram ajuda e aconselhamento sobre problemas empresariais.
Qual e o salário de um consultor?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de enfermeiro segundo diferentes fatores como: tempo trabalhado, especialidade, experiencia e turmas de trabalhadas.
A estimação calculada segundo os dados de JOBATUS, fica entre 950 € - 3750 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.
Olha as vagas para trabalhar como consultor em Portugal.
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!