Cientista de dados
O que é um cientista de dados?
O cientista de dados é transforma dados em informação valiosa que uma organização precisa para crescer e competir. Interpretam e analisam dados de múltiplas fontes para encontrar soluções imaginativas para os problemas.
O que faz um cientista de dados?
O papel de um cientista de dados evoluiu e expandiu-se do papel de um analista de dados. Tal como um analista, organizam e analisam os dados recolhidos por uma organização, tais como números de vendas, logística ou pesquisa de mercado, etc. A diferença é que um cientista de dados utilizará o seu forte sentido empresarial conjuntamente com a capacidade de comunicar os resultados aos líderes empresariais e de TI de uma forma que possa influenciar a forma como uma organização aborda um desafio empresarial.
Os cientistas de dados podem ter papéis diferentes, dependendo da indústria/sector em que estão envolvidos. Por exemplo, um cientista de dados que trabalha para o Facebook pode analisar os tipos de páginas que os utilizadores gostam e depois utilizar esta informação para decidir que tipo de anúncios o utilizador verá quando utilizar a sua conta do Facebook. Combinam competências práticas como a codificação e a matemática com a capacidade de analisar estatísticas.
As principais linguagens de programação frequentemente utilizadas em análise, data mining e ciência de dados são R, SAS, Python e SQL, enquanto o conhecimento de Java, C/C++, Perl e Ruby também pode ser de grande valor para os cientistas de dados. A utilização de "grandes dados" (recolha ou extracção de grandes quantidades de dados e sua análise) por empresas e governos tem significado que os cientistas de dados são muito procurados em todo o mundo.
Quai são as funções de um cientista de dados?
- Capacidade de comunicar os resultados, e extrair grandes quantidades de dados para obter informações úteis
- Utilizar estes conhecimentos para influenciar a forma como uma organização lida com os desafios empresariais
- Utilizar um conhecimento combinado de informática e aplicações, modelação, estatística, análise e matemática para resolver problemas
- Extrair dados de múltiplas fontes
- Examinar e analisar dados de múltiplos ângulos, procurando tendências que evidenciem problemas ou oportunidades
- Comunicar informações e conhecimentos importantes aos líderes empresariais e de TI
- Fazer recomendações para adaptar as estratégias empresariais existentes
Qual e a formação necessária para trabalhar como um enfermeiro?
Uma licenciatura em estatística, matemática, administração de empresas ou informática é uma opção viável para uma carreira como cientista de dados.
Devido ao aumento da procura de analistas de dados, muitos estão a abandonar esta função para satisfazer a necessidade de cientistas de dados. Em muitos casos, isto é feito através de mais estudos, tais como um mestrado ou doutoramento, para obter uma vantagem competitiva.
Quais são as principais habilidades que um enfermeiro deve ter?
- Capacidade de resolução de problemas
- Capacidade de comunicação
- Capacidade de trabalho em equipa
- Competências de investigação
- Interesse em estatísticas
- Interesse em prever tendências e identificar padrões
- Pensamento inovador
- Capacidade de observação
- O pensamento crítico
Onde um cientista de dados pode trabalhar?
A competição por empregos pode ser dura. Os empregos são geralmente anunciados através de conselhos de emprego e jornais locais, regionais e nacionais (online ou impressos), bem como através de agências de recrutamento especializadas.
Os campos mais frequentados são:
- Universidades e instituições de investigação
- Governo
- Fabricantes
- Bancos
- Companhias aéreas
- Grandes retalhistas
- Grandes empresas de dados como o Google e o Facebook
- Agências de marketing e departamentos de marketing nas principais empresas.
Qual e o salário de um cientista de dados?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de enfermeiro segundo diferentes fatores como: tempo trabalhado, especialidade, experiencia e turmas de trabalhadas.
A estimação calculada segundo os dados de JOBATUS, fica entre 1500 € - 3050 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.
Olha as vagas para trabalhar como cientista de dados em Portugal.
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!