Auxiliar de Limpeza
O que é um auxiliar de limpeza?
O pessoal limpeza pode ser constituído por uma equipa de pessoas ou, pelo contrário, por uma única pessoa. Independentemente, esta pessoa ou equipa é responsável pela realização das atividades de limpeza e manutenção que irão assegurar a correta higiene das instalações.
As tarefas executadas pelo pessoal de limpeza são múltiplas, e embora possam ser listadas, não são limitadas, dado que abarcam uma grande variedade de atividades, dependendo especialmente da área em que realizam o seu trabalho,
O que faz um auxiliar de limpeza?
Nos escritórios de empresas ou instituições, as atividades são realizadas diariamente, razão pela qual é necessário constituir uma equipa ou pessoal de limpeza para estas áreas. Esta equipa deve ser constituída por profissionais que ocupem o seu tempo e prestem os seus serviços às atividades de controlo, vigilância e manutenção, cumprindo o perfil e as competências exigidas.
O essencial é saber exatamente quais são as necessidades do cliente de modo a conceber um plano de limpeza que se adapte às exigências da empresa.
Há diferentes categorias de limpeza dependendo da empresa:
- Limpeza geral: esta categoria de serviço inclui tudo desde a limpeza de novos edifícios, renovação de instalações, até à limpeza relacionada com eventos desportivos e culturais.
- Limpeza especial: normalmente são serviços para certos componentes que requerem limpeza mais específica e tratamento especializado, tais como o tratamento de fachadas, elevadores, escadas rolantes, tetos, pavimentos, janelas altas, limpeza antigraffiti.
- Limpeza de manutenção: dentro deste tipo podemos enumerar a limpeza interior de edifícios, desde grandes áreas comerciais, escritórios, centros de lazer, museus, centros desportivos, centros de conferências, aeroportos, estações, meios de transporte, alojamento turístico, hotéis e centros educativos.
Quai são as funções de um auxiliar de limpeza?
As funções a desempenhar pelo pessoal de limpeza serão estabelecidas com base nas atividades e programas que permitem a limpeza e manutenção diárias.
Se fizer parte de uma grande empresa, deve haver uma equipa dividida e, no que lhe concerne, encarregada de cada uma das áreas ou zonas atribuídas. Embora seja verdade que se pode obter pessoal especializado em atividades específicas, em geral, o pessoal de limpeza é responsável por tarefas gerais como:
- Limpeza de pavimentos mobiliário e janelas
- Varrer, esfregar, limpar o pó, entre outros
- Esvaziamento de contentores de lixo ou eliminação de resíduos
- Reabastecimento de materiais
- Manutenção do equipamento
Qual e a formação necessária para trabalhar como um auxiliar de limpeza?
No que diz respeito à formação, é essencial que a pessoa que trabalhará como empregada de limpeza tenha pelo menos concluído o ciclo do ensino básico. Devido ao elevado nível de concorrência, quanto mais qualificada for a pessoa, maiores são as hipóteses de ser contratada.
Quais são as principais habilidades que um auxiliar de limpeza deve ter?
- Organização e gestão do tempo nas funções a serem desempenhadas
- Capacidade de comunicação
- Ser capaz de trabalhar de forma independente
- Capacidade trabalhar em equipa
- Seja educado e amigável
- Capacidade trabalhar rapidamente e ter atenção aos detalhes
- Estar atento aos procedimentos de saúde e segurança
Onde um auxiliar de limpeza pode trabalhar?
A concorrência por empregos pode ser acirrada. Os empregos são geralmente anunciados através de conselhos de emprego e jornais locais, regionais e nacionais (on-line ou impressos), bem como através de agências de recrutamento especializadas.
Os setores mais típicos são:
- Indústrias
- Lojas de departamento
- Lojas de bricolage
- Lojas em cadeia
- Supermercados
- Indústrias
Qual e o salário de um auxiliar de limpeza?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um auxiliar de limpeza vária segundo diferentes fatores como: a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, a categoria de cuidado, e os bonús que o empregado tenha assinado com a empresa.
As condições de trabalho como limpador dependerão do local de trabalho onde as funções são desempenhadas.
Por exemplo, o horário de trabalho não será o mesmo se uma empresa de limpeza operar num aeroporto ou hospital que uma pessoa que trabalha numa escola ou escritório. Como é normal, nos centros onde o serviço é prestado 24 horas, haverá turnos noturnos.
Quanto à experiência, como dissemos, quanto mais conhecimentos e portanto anos de experiência, melhor. Contudo, é de notar que os conhecimentos de trabalho exigidos num hospital não são os mesmos que num escritório.
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre 650,00 € - 1.150,00 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.
Então pronto para trabalhar como limpeza?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!