Animador Turístico
O que é um animador turístico?
Um animador turístico é responsável pela organização de diversão e entretenimento para os hóspedes de um resort.
O que faz o animador turístico?
O animador turístico trabalha em estâncias, hotéis, praias, navios de cruzeiro, estâncias e centros de férias em geral, onde realiza diferentes actividades em função das necessidades dos turistas, da estrutura e da estação em que trabalha. Por exemplo, o animador organiza torneios, oferece jogos para crianças, organiza festas e espectáculos musicais, diverte turistas com a sua simpatia.
Concebe o programa de animação com o responsável dos animadores, que define os horários (durante o dia, só de manhã, ou à noite) e os espaços para as diferentes actividades (praia, piscina, mini clube, salão de hotel, recepção de restaurante...).
Geralmente, os animadores trabalham em equipa e cada um tem uma ou mais especializações (entretenimento infantil, desporto, música, dança...) e papéis específicos.
Quai são as funções de um animador turístico?
A nível operacional estes são divididos em três categorias de animadores:
- O animador de contacto: tem a tarefa de contactar e familiarizar os clientes, informando-os sobre o programa do dia e registando aqueles que desejam participar numa actividade; colabora com o outro pessoal para organizar os vários momentos de entretenimento, tanto durante o dia como à noite.
- O animador desportivo: tem a tarefa de organizar actividades desportivas e torneios de vários desportos: futebol, voleibol de praia, aeróbica, natação, cartas ou jogos de tabuleiro, dependendo do tipo de convidados a serem entretidos.
- O animador de crianças e adolescentes: tem a tarefa de organizar as actividades do mini clube (e do clube de adolescentes) entretendo as crianças e os adolescentes de acordo com um programa pré-estabelecido.
A equipa de animação também inclui outras figuras que colaboram com os animadores e os apoiam no seu trabalho: por exemplo, as hospedeiras de animação e vários artistas como bailarinos, músicos, comediantes, cantores, DJs, fotógrafos, assim como técnicos de iluminação e de áudio e vídeo, indispensáveis para a realização de espectáculos nocturnos.
O objectivo prático do programa de animação é certamente entreter as pessoas e tornar a sua estadia mais agradável, mas ainda mais encorajar o desenvolvimento de relações interpessoais entre os hóspedes: parte da tarefa do animador turístico é fazer com que os hóspedes interajam uns com os outros e façam novos amigos durante as férias. Além disso, um bom animador deve ser capaz de evitar situações tensas e resolver problemas e mal-entendidos que possam surgir entre os convidados.
Aqui estão as principais actividades diárias de um Animador Turístico:
- Programar e organizar actividades diversificadas para propor aos convidados (jogos, torneios, desportos, espectáculos, festas)
- Informar os turistas sobre o programa do dia
- Estar à frente das actividades e garantir que os convidados se divirtam
- Criar condições para que os hóspedes socializem e se sintam confortáveis uns com os outros
- Envolver novos turistas em actividades de entretenimento
- Prevenir incidentes de tensão entre os participantes
Qual e a formação necessária para trabalhar como animador turístico?
Como regra geral, não são exigidas qualificações particulares aos candidatos em ofertas de emprego de Animador Turístico.
Por outro lado, o conhecimento de línguas estrangeiras ( às vezes isto pode ser um pré-requisito) e as competências desportivas ou musicais são altamente valorizadas, especialmente se estas competências forem comprovadas por certificados ou diplomas, bem como a experiência de trabalho no sector do turismo.
Em alguns casos, as próprias empresas turísticas formam novos animadores no início da estação, para que possam fazer o seu trabalho da melhor forma possível: são indicadas as regras de hospitalidade da estrutura, os uniformes a usar, as regras a respeitar na organização de actividades recreativas, desportivas e de entretenimento para turistas.
No que diz respeito às competências pessoais, o animador turístico tem de ser fácil de utilizar e ter uma considerável facilidade de comunicação, um temperamento alegre e dinâmico, a capacidade de resistir ao stress e à fadiga, competências organizacionais, etc.
Paciência, mente aberta e auto-controlo são qualidades igualmente importantes, bem como uma grande vontade de se deslocar e permanecer longe de casa por longos períodos.
Quai são as principais habilidades que um animador turístico deve ter?
- Competências de comunicação
- Competências interpessoais
- Conhecimentos específicos de actividades desportivas/teatrais/musicais
- Excelente aptidão física
- Dinamismo e proactividade
- Entusiasmo e capacidade de participar
Qual e o salário de um animador turístico?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um assistente de recursos humanos segundo diferentes fatores como: tempo trabalhado, especialidade, experiencia e horas trabalhadas. Também tem muita influencia a categoria do hotel ou cruzeiro onde trabalhe.
A estimação calculada segundo os dados de JOBATUS, fica entre 750 € - 2000 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.
O desenvolvimento da carreira de um animador turístico é acompanhado por um aumento das responsabilidades: um animador experiente pode ser chamado a assumir o papel de animador principal ou chefe de equipa, a figura que é responsável pela coordenação dos vários animadores e pela orientação daqueles que estão apenas a começar.
O passo seguinte é tornar-se o gestor de animação, a figura que supervisiona e dirige o trabalho de todo o pessoal de animação presente na estrutura (aldeia, hotel, navio de cruzeiro...).
Outra oportunidade é especializar-se: por exemplo, se tiver competências numa disciplina desportiva, pode tornar-se um animador desportivo, a figura que organiza actividades recreativas e de animação desportiva para crianças, jovens e adultos.
Outra oportunidade de carreira a considerar é a de fazer parte da organização estável de uma agência de animação.
Finalmente, é importante notar que as competências que um animador adquire na gestão de pessoas, na relação com outros e na colaboração activa num grupo de trabalho são competências fundamentais para qualquer outra profissão.
Olha as vagas para trabalhar como animador turístico em Portugal.
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!